João Turin - Vida, Obra, Arte

Site dedicado ao resgate da obra do escultor.

 

Ateliê João Turin

Fundição artística montada especialmente para executar as obras de Turin,
tecnologicamente moderna e ambientalmente correta..

1
1
05/04/2021 in Na mídia, Notícias

João Turin na mídia: matéria destaca o Memorial Paranista

  A reportagem da revista TOP VIEW publicada no dia 29 de março, aniversário de 328 anos da capital paranaense, deu destaque ao novo espaço criado no Parque São Lourenço…
Read More
11/01/2022 in Geral, História, Notícias

A escultura Pietá, de João Turin, resistiu aos bombardeios de uma guerra e foi encontrada em 2013; um exemplar está exposto no Memorial Paranista, no Brasil

Obra feita na França resistiu a uma série de bombardeios da Segunda Guerra Mundial e foi dada como perdida por quase 70 anos, até ser encontrada e ganhar uma reprodução…
Read More
21/09/2023 in Notícias

Brasil celebra os 145 anos de nascimento de João Turin

Em homenagem ao aniversário de nascimento de Turin, obra inédita, feita há mais de 100 anos, será inaugurada em Curitiba Em 21 de setembro de 1878, nascia João Turin (1878-1949),…
Read More

Um dos maiores escultores brasileiros

             João Turin deixou sua marca na história da arte brasileira principalmente através de suas esculturas animalistas. Destacou-se, acima de tudo, pelas onças, tigres, leões, cobras, cachorros e outros animais, selvagens ou domésticos, representados ora em repouso ora em acirrados combates.

Seu talento para o animalismo foi reconhecido desde cedo. Já durante o curso na Academia de Bruxelas Turin conquistara prêmios em anatomia animal. Em 1921, ao expor no Salon parisiense a escultura de um cão em tamanho natural, fora saudado por um anônimo articulista como “um grande escultor de animais”.

Do mesmo modo, foi como escultor animalista que recebeu as maiores láureas de sua carreira: uma medalha de prata, com Tigre esmagando a cobra, no Salão Nacional de Belas Artes de 1944, e a medalha de ouro, com O rugir do tigre, mais conhecido como Luar do Sertão em 1947.

O legado de Turin retratado em um livro

Um dos pontos altos do projeto de resgate da obra de João Turin era a ideia de contar a sua história por meio de um livro. Desafio aceito pelo historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, que com sua vasta experiência realizou o trabalho de pesquisa e escrita do material. O resultado pode ser conferido na obra que leva o mesmo nome da exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, livro com 320 páginas, que conta a trajetória de Turin – desde a chegada de sua família ao Brasil, vindos da Itália, passando por sua infância e adolescência – período este onde descobriu o dom para as artes – os anos de estudos e trabalho na Europa até o seu retorno, em 1022. O livro traz verdadeiras relíquias: fotos antigas, documentos, cartas, desenhos e pinturas. As esculturas foram fotografadas pelas lentes de Maringas Maciel, onde é possível contemplar os detalhes das obras. Teixeira Leite destaca e analisa as vertentes do trabalho desenvolvido por Turin, desde os mais desconhecidos até os mais premiados. O autor ainda destaca as fases difíceis, vividas na Bélgica e na França, posteriormente no Brasil. Mas a força da paixão de João Turin pelas artes nunca o deixou desistir. Por isso, a importância deste reconhecimento como um dos maiores escultores que o Brasil já teve.

Esculturas em bronze

Mais de 130 bronzes, entre eles inúmeros inéditos, feitos na primeira fundição artística brasileira tecnologicamente moderna e ambientalmente correta. Tudo para garantir um padrão internacional e a alta qualidade das peças fundidas.

Instagram

Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Museus, uma homenagem a estes importantes locais de preservação da cultura e da arte. João Turin tem obras em acervos de mais de 10 museus em três capitais brasileiras. Uma das obras mais frequentes é a Onça à Espreita, presente no Museu Nacional de Belas Artes @mnbario (RJ), Pinacoteca Barão de Santo Ângelo @pinacotecabsa (RS) e @memorialparanista (PR).
Foto: @maringasmaciel

#memorialparanistajoãoturin #memorialparanista #joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #parquesaolourenço
...

Hoje, 08 de maio, é o Dia do Artista Plástico. Nessa data comemorativa, celebramos o legado de João Turin, que deixou mais de 400 obras entre esculturas, desenhos, pinturas, design de moda e criações arquitetônicas. Também parabenizamos todos os artistas plásticos. Com muita sensibilidade, estas pessoas transmitem suas percepções do mundo de diversas formas, expressando sentimentos e sentidos.

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #diadoartistaplastico
...

O baixo-relevo “Fundação de Curitiba” faz conexão com duas datas comemorativas: o aniversário da capital paranaense (que foi celebrado em 29/03) e o Dia dos Povos Indígenas (que será comemorado em 19/04). Segundo a lenda, Curitiba teria surgido como uma pequena vila às margens do Rio Atuba, mas os fundadores decidiram mudar de local. Então o cacique Tindiquera apontou que a cidade deveria ser construída onde hoje está a Praça Tiradentes. A obra faz parte da exposição permanente do Memorial Paranista.

#joaoturin #memorialparanistajoãoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #Curitiba #povosindigenas #indigena
...

Este ano marca o centenário do Paranismo, movimento artístico que teve João Turin como um de seus fundadores e expoentes. A proposta exalta a identidade do Paraná por meio da valorização de seus símbolos, como o pinheiro, o pinhão, a erva-mate e outros elementos na arquitetura, esculturas, pinturas, móveis e até na moda. O baixo-relevo “Homem-Pinheiro” é uma das obras mais icônicas do Paranismo, integrando o homem com elementos do Paraná.

#memorialparanistajoãoturin #memorialparanista #joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #parquesaolourenço
...

O lançamento do livro "Paranismo" e a abertura de uma exposição artística com diversos trabalhos, incluindo a releitura da obra perdida "No Exílio", é destaque no jornal @folhadelondrina, entre outros veículos de imprensa. O evento é realizado hoje (30/03, quinta-feira) às 19h, no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico da capital paranaense. A entrada é gratuita. Venha prestigiar!

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #folhadelondrina
...

O Movimento Paranista completa 100 anos. Para celebrar, nesta quinta-feira (30/03) às 19h será lançado o livro “Paranismo”, do pesquisador José Roberto Teixeira Leite (foto), o mesmo que realizou a biografia de “João Turin: vida, obra, arte” (2014). Além de uma rica pesquisa do autor sobre o tema, o livro também traz um texto da Família Ferrari Lago, que relata com riqueza de detalhes o processo de resgate do legado de João Turin. O lançamento será no Memorial de Curitiba (no Largo da Ordem), em um evento que também inaugura a exposição “O Paranismo”. Marque na agenda!
Foto: @maringas_maciel

#memorialparanistajoãoturin #memorialparanista #joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #parquesaolourenço
...

Há 100 anos, o país se despedia de Rui Barbosa (1889-1923), que teve atuação marcante em diversos episódios da história do Brasil em sua época. Renomado jurista, político e diplomata (entre outras atribuições), participou da Convenção de Haia, na Holanda, onde ganhou projeção internacional, sendo chamado de “Águia de Haia”. Em uma referência a este título, a escultura “Águia”, de João Turin, está no pedestal do monumento a Rui Barbosa, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O público pode apreciar a beleza da obra, que traz esta grande ave com as asas abertas (mede 1,90 de largura).

#joaoturin paranismo #art #arte #escultura #sculpture #Curitiba #ruibarbosa #aguia #aguiadehaia #eagle #haia
...

Foi no início de 1906 que João Turin chegou à Bélgica, onde estudou na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas, graças à conquista de uma bolsa de estudos. Os primeiros tempos por lá foram “penosos”, segundo descreveu o pesquisador José Roberto Teixeira Leite no livro “João Turin: Vida, Obra, Arte”. Desembarcou na Europa durante um rigoroso inverno “sem roupas adequadas, mal balbuciando o francês e à míngua de recursos, pois o dinheiro da bolsa só chegaria cinco meses depois”, segundo a biografia. Neste período, foi acolhido pelo amigo Zaco Paraná, que assim como Turin, era um artista paranaense que também foi para a Bélgica estudar artes na mesma instituição. Aqui os dois aparecem em uma foto de 1900, no Paraná.

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #bruxelas #belgica #zacoparana #zacoparaná
...

João Turin esculpiu o baixo-relevo que compõe o Monumento Comemorativo ao Centenário da Colonização Alemã, no município de Rio Negro (PR). Segundo informações do site da Câmara de vereadores da cidade, lá chegaram em 06/02/1829 as 20 primeiras famílias alemãs, compostas de 105 pessoas. Ao final daquele ano, com mais uma leva migratória, chegou-se a 51 famílias, com 247 pessoas, dando impulso à povoação do município.

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #alemaes #imigracaoalema #rionegropr
...

Um dos capítulos do livro “João Turin: Vida, Obra, Arte”, de José Roberto Teixeira Leite, diz como era o artista, a partir de numerosos depoimentos. Homem alto e forte, com quase 2 metros de altura, era chamado por alguns como “bom gigante”, título que também fazia referência a sua gentileza. Expressava-se com palavras simples, mas era um homem de cultura, segundo Erbo Stenzel. “Aproximar-se dele é visitar a alegria”, escreveu Valfrido Pilotto.

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia
...

João Turin foi um dos retratados da exposição “Bichos do Paraná: Personalidades", iniciativa promovida pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), em que alunos retrataram várias personalidades do estado. A exposição pode ser apreciada no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba) de segunda a sexta, das 8h às 18h, até o dia 23/01/2023. A entrada é gratuita.

#joaoturin #paranismo #art #arte #escultura #sculpture #lidemultimidia #exposicao #exposição #expo

#REPOST @radioparanaeducativa with @get__repost__app Se liga nessa exposição que está rolando por aqui!
...

This error message is only visible to WordPress admins
Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.